SportsEventos - Assessoria e Eventos Esportivos

Dor no joelho em atletas

26/10/2009
Endere├žo: http://www.sportseventos.com.br/artigo.aspx?Dor-no-joelho-em-atletas&i=99
Dr. Fernando Nunes Matos

A busca ao condicionamento físico e o culto a boa forma levam as pessoas a dedicar grande parte do seu tempo em atividades esportivas e academias. Métodos imediatistas estão difundidos na sociedade, porém atuam de uma maneira irresponsável quanto à segurança de seus resultados.

Profissionais da saúde se preocupam com a qualidade com que estas atividades vêm sendo praticadas e buscam a promoção de saúde no meio esportivo. Cuidados com a orientação adequada dos atletas, estrutura física de academias e vestimentas, são temas de estudos em grandes centros de treinamento.


Neste contexto, dores nos joelhos são cada vez mais freqüentes nos consultórios médicos, sendo o primeiro sinal de que algo está anormal. Patologias como tendinites (Ex: Tendinite da Pata de Ganso), lesões meniscais, instabilidades ligamentares, lesões cartilaginosas (Ex: osteocondrite dissecante) são, entre outras, a gama de diagnósticos que devem ser feitos pelo médico assistente, pelos riscos de sequelas que podem afastar definitivamente o atleta de sua prática.


Um hábito bastante frequente nos dias atuais são treinamentos com frequência e intensidade exagerados (“over training”) que pode causar fraturas, conhecidas como “fraturas por stress”.


Exames modernos e com alta capacidade diagnóstica auxiliam o médico nesta etapa do tratamento. Determinando com detalhes o tipo de lesão e o melhor tratamento para tal.

A prevenção através de uma equipe multidisciplinar é o melhor tratamento para enfermidades do joelho. Respeitar os limites individuais, boas horas de sono, dieta balanceada e avaliações físicas temporárias são medidas essenciais para boa forma com saúde.

 

Dr. Fernando Nunes Matos
Médico especialista em Joelho no HC-FM-USP
CRM 4776 - TEOT 11030
Consultório: Rua Dr. Arthur Jorge N° 365 Vila Cidade 1° andar
Unidade de Diagnósticos Avançados do Grupo El Kadri
Telefone: 3313-9797 ou 3313-9791